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ESS X

Aplicação

 

Resumo: Um litro de estabilizante trata 30 m³ de material para pavimentação de sub-base de Rodovias com trânsito pesado, pavimentação de base de Ruas urbanas com trânsito leve, loteamentos em implantação que não tenham nada de cascalho. Para base de Rodovias, Ruas e Avenidas com trânsito pesado, recomenda-se o complemento de 20 a 30 % com cascalho.

Se o CBR do material fino sem o estabilizador é de 14 a 16, aplicando o estabilizador o CBR chega próximo a 100% no final de 30 dias. A aplicação é simples, com água, mas deve-se que obedecer alguns cuidados básicos, que passamos para todos os clientes na pós venda, com um acompanhamento no local da obra. Na sub-base e base, pode ser aplicado direto no material fino (solo), mas se o material for muito fraco (siltoso dolo colapsivo ou arenoso muito fino), é necessário também adicionar um pequeno percentual de cascalho.

Para a construção de vias de loteamento, rodovias rurais e quaisquer outros tipos de pistas, o processo de execução consiste em:


Remover todo material impuro de sobre a via, tais como tocos, raízes, pedras presentes em cerca de 20 a 30 centímetros de profundidade.

Escarificar o subleito da via com motoniveladora e compactar o mesmo, sem qualquer utilização de aditivos. Apenas o solo local mesmo.

Utilizar material das laterais da via, ou então, antes de compactar o subleito, retirar uma camada de 25 cm da superfície e reservar. Daí então executar a etapa 2. Após isso, devolver a camada antes reservada e trata-la com o estabilizante ESS X.

Preparação e dosagem de ESS X: Utilizar caminhão pipa com cerca de 1.500 a 2.000 litros de água e adicionar ESS X à proporção de 1 litro a cada 30 m³ de solo a ser tratado. Exemplo: para o caso de 3.000 m² de pista, supondo largura de 10 metros acabados, teremos 300 m de comprimento de pista. É importante lembrar que para qualquer caso é necessário compactar no mínimo 0,50 m de largura a mais para cada lado da pista. Assim, deverá ser tratado, para 10 metros de pista acabada (pavimentada), uma largura de no mínimo 11 metros. Portanto, deverão ser tratados: 300 x 11 = 3.300 m². Assim, admitindo-se espessura de camada sempre de 20 cm acabada (compactada), teremos: 3.300 x 0,20 = 660 m³ de solo. Como se usa 1 litro de produto para 30 m³ de solo, então: 660 ÷ 30 = 22 litros. Em resumo, serão diluídos 22 litros de estabilizante na água contida no caminhão pipa. Não é estipulada a quantidade de água a ser adicionada, apenas estimada, uma vez que o volume de produto é dosado a partir da quantidade de solo e não depende da quantidade de água. Daí então, recomenda-se a construção de trechos de 200 a 400 metros de extensão. O caminhão deve ser abastecido com água suficiente para manter a umidade ótima do solo. Daí será necessário o manuseio de um encarregado de obras com experiência em umidade ótima de compactação de solos. Abastecer o caminhão com água antes de colocar o produto, senão pode ocorrer a formação de muita espuma. Depois de adicionado o estabilizante ao caminhão pipa, o mesmo deve ser “chacoalhado”, com movimentos de aceleração e frenagem, para misturar o produto à água.

Ao colchão de solo de 25 cm de material solto (com empolamento) adiciona-se todo o volume contido no caminhão pipa, de modo que em todas as passadas do caminhão seja garantida a aspersão em toda a superfície do colchão de solo.

Depois de aplicar o produto, deve ser feita a mistura com grade niveladora (puxada por trator) e com o auxílio de motoniveladora.

Depois de várias passadas, com o conhecimento de patroleiro experiente, daí sim é feito o acabamento de compactação com rolo pé-de-carneiro e de chapa. O processo é o mesmo de uma terraplenagem convencional. A diferença é que existe a etapa de manipulação do produto, que deve ser um tanto cuidadosa, já que o produto concentrado é caro e qualquer desperdício se torna oneroso. Para a execução de obras onde se admita o tráfego de veículos pesados, é necessária a adição de 20% a 30% de cascalho grosso. Não se deve adicionar nenhum outro reagente como sulfatos, cimento ou cal. Na execução de capa asfáltica, ESS X proporciona uma redução na utilização de impermeabilizante asfáltico CM-30 em até 50%, se comparado ao sistema convencional, pois possui propriedade cimentante e diminui o índice de vazios presente na camada de base, reduzindo a permeabilidade para este material e a água, o que contribui para a preservação do subleito. O uso de biocatalizador enzimático não é experiência, já é usado na cidade de Primavera do Leste – MT, desde 1993 e hoje em muitas cidades do Estado de Mato Grosso, inclusive em rodovias estaduais. É admitida sua aplicação em qualquer ocasião de variação de temperatura, umidade e clima, sem danos ao produto concentrado ou diluído, desde que sejam observadas essas adversidades quanto ao processo construtivo da via, principalmente a influência dos intempéries na obtenção da umidade ótima de compactação, característica específica de cada tipo de solo, que não varia significativamente perante à aplicação de ESS X. Solicite através de nosso e-mail ou telefone orçamento de custos. O valor deste produto pode ser alterado em função das taxas de câmbio do dólar e da distância de envio do produto. Enviamos um comparativo de preços por metro quadrado de pista, evidenciando as vantagens econômicas e qualitativas do uso de ESS X.

sobre o produto ESS-X XZYME
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